Seja bem-vindo. Hoje é

17/07/07

A mulher triste

Vou aproveitar estar com falta de tempo (e ideias) para postar aqui uma crónica que a Clara Ferreira Alves escreveu para o Diário Digital e que um amigo anónimo nos fez o favor de apresentar no post "Frases do dia".

A mulher triste
Clara Ferreira Alves (Diário Digital)

Maria José Morgado deu uma entrevista ao EXPRESSO na qual se confessa. É um depoimento pessoal, de uma mulher profundamente triste que afirma nunca se ter interessado pela vida porque sempre se interessou pela utopia. É um retrato de alguém que se consagrou a essa abstracção chamada partido.

Nasceu em África, Angola, mas «a minha infância não tem nenhuma importância objectiva». Se tivesse nascido em Lisboa era igual. «A terra encarnada ou os pôres-do-sol de fogo são memórias fúteis, muito boas para romances e notavelmente aproveitadas pelo Lobo Antunes». Mas «tudo isso é dispensável, não me traz saudades». «As recordações tristes para mim são boas porque são as mais intensas». «Em Luanda havia bailes, ia-se à praia, nada disso me agradava».

A relação com o MRPP, para onde recrutou Durão Barroso, é definida como uma relação exclusiva, que considera o amor uma «fraqueza», onde o romantismo «era contra a moral proletária», o sentimento pelo marido (outro militante) como «fazendo parte da militância e não como uma paixão tradicional» e os sentimentos como «coisas que se constroem». O amor era um desvio pequeno-burguês. O corpo era «uma fraqueza» e tinha de ser abandonado. Lia-se obrigatoriamente Marx, Lenine, Estaline, Mao Tsé-Tung e Engels. «Aquilo tinha uma mística!».

Ela era conhecida por Mizé Tung, sempre pronta para a pancada. A coragem era uma consequência do sentido de missão, «uma obrigação», e não são admitidas vacilações. Só falavam «dos assuntos da revolução e do partido». O quotidiano da relação com o actual marido era sem tempo e por isso ficavam na mesma casa sendo era raro encontrarem-se. Porque «tínhamos ambos tarefas a cumprir».

Quando ela rompeu com o partido, por causa do marido, Saldanha Sanches, ter rompido, diz: «o mundo abateu-se sobre mim». «O partido era a única razão de ser da minha existência. Não tinha outros interesses nem outros valores. Tive de renascer depois disso». Atirou-se ao jogging «para não enlouquecer». Agora também pratica natação, que ela acha «hedonista». Antes disso, a dedicação ao partido deu-lhe, confessa, os anos mais felizes da vida dela.

Tendo eu tido 20 anos como Maria José Morgado, e não dizendo como ela que foi a mais bela idade da minha vida, pasmo ao ler estas palavras desta mulher. Nenhum pensamento me repele mais do que este, esta negação da vida e da beleza, esta negação do pensamento e da inteligência, esta negação da sensibilidade e da arte. Esta negação da vida e da falha humana. Isto, para mim, é a apologia do fascismo intelectual, do kitsch histórico. A matriz do Gulag, de Auschwitz e dos campos de Pol Pot.

Pessoas como Maria José Morgado faziam-me, naquela altura, muita impressão e muita pena. E continuam a fazer, apesar de ela dizer que mudou. Há outra coisa que estas pessoas me fazem: medo. Muito medo. Ainda bem que a revolução deles não venceu.

A propósito, eu não acredito que as pessoas mudem assim tanto
.”.

8 comentários:

Anónimo disse...

Mao, Amim, Bush ou Pinochet comparados com esta artista, são democratas de primeira água.

Anónimo disse...

Esta mulher é um perigo para a democracia e só os corruptos politicos de Lisboa é que podiam dar tanto poder a uma pessoa que admira Marx, Lenine, Estaline, Mao Tsé-Tung e Engels!

condor disse...

Esta mulher não existe!Se nem em Luanda conseguiu ser feliz é uma aberração!

.:GM:. disse...

Vais-me perdoar, Álvaro, mas este texto merece ser publicado e divulgado pelo que vou publica-lo no meu post para que conheçam a verdadeira Maria José Morgado. Farei a devida referência.

Abraço.

Anónimo disse...

Meus amigos, vão-me desculpar, mas como queriam que alguma vez essa mulher fosse feliz, se teve como companhia desde a adolescência essa aberração que é Saldanha Sanches?

Maria Dionisio disse...

APANHARAM A VIÚVA DEPRIMIDA ... E AGORA ABUSAM , NÃO?
POIS QUE FEZ ALGO QUANTO A LEVANTAR - PRIMEIRO QUE NINGUÉM - A MISSÃO DE APANHAR CORRUPTOS E CHAMAR A ATENÇÃO PARA A FALTA DE MEIOS PARA ESSA TAREFA
JÁ SE ESQUECERAM
PARECEM ABUTRES
SÓ ESTOU DE ACORDO QUANTO A DIZEREM QUE GRAÇAS A DEUS O MRPP NÃO VINGOU...

Fluvial100 disse...

Uma MARIA a proteger uma morgada qualquer! Era de esperar. Mas "isto" apanhou algum corrupto? E de colarinho branco apesar dos vários processos onde focinhou? E o orelhudo que anda por aí a pedir dinheiro e concedido, apesar do cadastro que tem? Apanha-os mas é para os meter na gaveta! E viúva DEPRIMIDA? É só vê-la por aí... que não parece! E mais não digo por respeito à senhora... Maria!

cetobriga disse...

Estes comentários só podiam vir dos portogalenses (apito dourado...) e não dos Portugueses!!!!!!!!!!!!

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista